Descrição
Orognite Mão de Fátima ou Mão de Hamsá.
O Símbolo – significado
A palavra Hamsá significa “cinco”, alusivo aos cinco dedos da mão. O símbolo significa exatamente o que vemos: uma mão que para, que impede que o mal te atinja e transmite poder, força e proteção, atraindo o bem. No islamismo, os dedos representam os cinco pilares da religião: Shahada – fé; Salat – oração; Zakat – caridade; Sawm – jejum; Haji – peregrinação.
Na palma da mão aparece um símbolo que pode variar conforme a crença. Em algumas representações, temos o olho grego na palma da mão. Em outras, temos a estrela de Davi, peixes ou pombos. Estes símbolos reforçam o conceito de proteção da mão de Fátima, que possui inúmeras representações.
A Hamsá também é conhecida como mão de Fátima. O nome faz alusão à filha mais nova do profeta Maomé, líder espiritual do Islamismo, com sua esposa Cadija. Para os seguidores do Islamismo, Fátima era uma mulher santificada. Se fizermos uma comparação com o catolicismo, ela pode ser associada à Nossa Senhora de Fátima ou à Virgem Maria.
Fátima nasceu em Meca no ano de 614 d.C. Ela foi a única filha a dar herdeiros à Maomé, assegurando a descendência do profeta. Além disso, ela cuidou do seu pai até o fim.
Avaliações
Não há avaliações ainda.